Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 22 n. 4 (2019): dezembro ; 567-591
Palavras-chave:
Produção Científica; Educação Física; Sociologia
Resumo: A revisão sistemática objetivou identificar os conceitos da teoria de Norbert Elias e o modo com que têm sido acionados nas produções científicas em Educação Física no Brasil, publicadas no período de 2007 a 2018. Foram mapeadas as bases de dados Lilacs, Scielo, Scopus e Web of Science, complementada por busca manual realizada em periódicos A2, B1 e B2 da área e 16 artigos foram identificados. A análise descritiva e o método de análise de conteúdo subsidiaram o tratamento dos dados. Os resultados identificaram conceitos chaves da teoria empregada nos artigos. Conclui-se que, apesar de a comunidade científica operar com conceitos eliasianos, o alcance deste referencial na área enfatiza, sobretudo, dinâmicas que envolvem o fenômeno esportivo, estando, esse quadro em aberto para subsidiar o tratamento de outros objetos caros à Educação Física.