Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 22 n. 4 (2019): dezembro ; 260-284
Palavras-chave:
Jogos Eletrônicos; Epistemologia; Produção Científica
Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar a produção científica sobre jogos eletrônicos disponíveis nos portais Scielo, Lilacs e Portal de Periódicos da Capes. Identificando as temáticas, os locais de publicações, o estrato dos periódicos pelo sistema Qualis e os autores e instituições com mais manuscritos. Como resultado foram encontrados 57 artigos em 44 periódicos. As revistas com maior número de publicação são RBCE e Psicopedagógica. Há um leve predomínio de autores com formação em Educação Física, seguidos de Psicologia e Fisioterapia. Destaca-se a heterogeneidade interpretativa do objeto, perpassando por reflexões desde aspectos relacionadas à saúde dos jogadores até reflexões filosóficas sobre o uso dos videogames e dos jogos eletrônicos. As discussões mais presentes são sobre saúde, escola, lazer e comportamentos, o que demonstra uma diversidade epistemológica nas produções científicas.