Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 22 n. 3 (2019): setembro; 647-684
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação Não Formal; Direitos Humanos
Resumo: O presente trabalho visa explorar a capacidade educativa do cinema para os direitos humanos e diversidade, perpassando noções da educação não-formal pelo lazer, políticas públicas e consciência política. Assim como, salientar a necessidade de espaços de trocas e diálogos acerca de intolerância e preconceito dentro da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). O CineDiversidade constitui-se como esse espaço de trocas e formação política, objetivando fortalecer a resistência contra ataques opressores de toda natureza: racista, machista, xenofóbicas e LGBTfóbicas. O projeto funciona com sessões de filmes seguidas por debates orientados por pessoas com certa experiência acerca do tema tratado pelo filme, aplicaram-se questionários aos participantes objetivando identificar algumas subjetividades por parte do grupo frequentador, bem como a melhoria e ajustamento do projeto.