Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 21 n. 4 (2018): dezembro; 429-449
Palavras-chave:
Educação Física e Treinamento; Natação; Ensino
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o uso dos aspectos lúdicos nas aulas de natação, bem como suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram entrevistados nove professores de Educação Física que trabalhavam com o ensino da natação infantil. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo do tipo análise temática. Os resultados apontam a relevância do lúdico no processo ensino-aprendizagem, que apesar de ser uma prática não rígida, requer tratamento pedagógico, além do fato de que algumas escolas de natação insistem no ensino tecnicista. Conclui- se que é preciso fomentar a manifestação do componente lúdico como forma de potencializar a fruição, o processo educativo e a participação criativa na cultura.