Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 21 n. 3 (2018): setembro; 90-125
Palavras-chave:
Recreação; Discursos; Currículo
Resumo: Este texto objetivou analisar os discursos veiculados sobre recreação pelas disciplinas do currículo formal do curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 1969 a 1990. Com relação às fontes, foram utilizados, principalmente, os documentos relacionados ao currículo prescrito. A tipologia documental se enquadra nas fontes escritas impressas e manuscritas. Com relação à análise dos dados, se deu através da análise de discurso inspirada na perspectiva arqueológica de Foucault. Os significados sobre a recreação estavam demarcados pelos enunciados interesse e prazer. A recreação se entrecruzaria com os discursos biológico, psicológico e sociológico numa tentativa de superar uma perspectiva biológica presente na formação à época. Além disso, a recreação foi enunciada como ocupação das horas de lazer e foi considerada uma atividade e/ou uma possibilidade de uso das horas de lazer.