Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 20 n. 4 (2017): dezembro; 186-211
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação; Projetos
Resumo: A difusão das Escolas de Tempo Integral impõe a reflexão sobre a ampliação da jornada escolar repensando toda a dinâmica do uso dos tempos dos espaços e dos objetivos que lhe são constitutivos. Nesse trabalho analisamos de que maneira a temática do lazer aparece no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de escolas de Tempo Integral do Município de Jundiaí-SP, buscando compreender suas implicações para a garantia do direito ao lazer, em sua relação com a educação. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa realizada por meio da análise do PPP a partir de determinadas categorias. O estudo aponta para necessidade de uma maior reflexão acerca do lazer na construção dos PPPs, tendo em vista sua estreita relação com a vida cultural da sociedade e dos territórios em que as escolas estão situadas, mas do que isso pelo lazer se configurar como uma possibilidade de formação e participação cidadã.