Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 10 n. 3 (2007): dezembro
Palavras-chave:
Capoeira; Cultura; Educação.
Resumo: RESUMO: No mundo atual o esporte pode ser uma alternativa de inclusão social eeducação. Neste contexto, a capoeira é capaz de favorecer a aquisição de valoresculturais e educacionais e promover a inclusão social através do movimento, da arte e damúsica. Desta forma, o presente estudo sugere que a capoeira, enquanto manifestaçãocultural popular brasileira seja incorporada aos ambientes formais de educação, aexemplo das escolas e universidades.EDUCATION AND POPULAR CULTURE: THE SOCIAL INCLUSION BYCAPOEIRAABSTRACT: Nowadays, the practice of sport can be an alternative way of socialinclusion and education. In this context, capoeira can favor the acquisition of culturaland educational values and promote the social inclusion trough movement, art andmusic. Therefore, this paper suggests that capoeira, a Brazilian popular culturalmanifestation, would be incorporated in the environments of formal education (e.g.schools and universities).