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O (Re)encantar da Prática Pedagógica por Princípios de Práticas de Lazer
 
     O (Re)encantar da Prática Pedagógica por Princípios de Práticas de Lazer
     
     


Autor(es):
Costa, Marcos André Nunes


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 2 (2009): junho

Palavras-chave:
Educação; Prática Pedagógica; Princípios de Práticas de Lazer


Resumo: O presente estudo proporcionou desenvolver reflexo?es e ana?lises a cerca da pra?tica pedago?gica de professores do ensino fundamental. O foco central desta pesquisa localiza-se no (re)encantamento da pra?tica pedago?gica permeada por princi?pios de pra?ticas de lazer. Partindo de radier qualitativo, nos apoiamos nos pilares da Etnometodologia para o caminhar metodolo?gico, apontando para o desvelamento da pra?tica pedago?gica (re)encantada por princi?pios de pra?ticas de lazer. Pilares como a pra?tica/realizac?a?o, indicialidade, reflexividade, accountability e noc?a?o de membro, nos possibilitaram, atrave?s da entrevista narrativa, ir ao campo para a coleta de dados. Tomamos como categorias centrais a pra?xis pedago?gica, a criatividade, a interdisciplinaridade, o dia?logo/autonomia, o respeito a? diversidade cultural e a alegria/prazer. Alicerc?ados sobre os princi?pios emergidos da relac?a?o destas categorias com os fundamentos etnometodolo?gicos, identificamos que: nem todos os professores que se valem de alguns princi?pios de pra?ticas de lazer elencados, fazem conscientemente, embora, identifiquem-se com quase todos os princi?pios relacionados, na medida em que percebem suas manifestac?o?es tanto em suas pra?ticas, quanto no comportamento dos alunos. Esse reconhecimento dos professores corrobora na qualificac?a?o do processo de ensino-aprendizagem com efeitos descobertos desde o planejamento, ate? a avaliac?a?o deste processo. Dessa maneira, ao problematizarmos a pra?tica pedago?gica, nos capacitamos para a intervenc?a?o mediada pelos princi?pios de pra?ticas de lazer, na direc?a?o do envolvimento mais prazeroso com as aulas, estreitando os lac?os relacionais, revelando e contribuindo para o fluir das subjetividades materializadas como conteu?dos concretos da realidade. Os achados da pesquisa nos possibilitam reconhecermos o (re)encantamento da pra?tica pedago?gica permeada por princi?pios de pra?ticas de lazer, em meio as dificuldades, objetivas e subjetivas, cotidianas, numa perspectiva interdisciplinar, reais possibilidades de construc?a?o e (re)construc?a?o do conhecimento, manifesto pela alegria/prazer dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.