Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 2 (2009): junho
Palavras-chave:
Relações interpessoais; Gestão de Qualidade total; Gestão de empresas; Lazer
Resumo:
O trabalho buscou atrave?s de pesquisa com enfoque fenomenolo?gico, modalidade feno?meno situado, compreender os processos educativos presentes na pra?tica social lazer, a partir dos discursos de tre?s gestores de dois clubes de empresas. Na construc?a?o dos resultados formaram-se as seguintes categorias: A) Lazer para relaxar e voltar ao trabalho; B) Relacionamento interpessoal no lazer; C) Possibilidades de lazer proporcionadas pela empresa. Sendo assim, pudemos identificar processos educativos de cooperac?a?o, atenc?a?o a?s regras, reivindicac?a?o, dialogicidade, alienac?a?o e possibilidade de conhecimento de uma nova localidade. Estes processos educativos se da?o na convive?ncia, atrave?s do relacionamento interpessoal durante as interac?o?es realizadas nas ac?o?es de lazer proporcionadas pelas empresas.