Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 2 (2009): junho
Palavras-chave:
Educação Física; Lazer; Trabalho
Resumo:
Historicamente o lazer tem sido concebido como uma manifestac?a?o social de constituic?a?o oposta ao trabalho humano propriamente dito, elemento este que dificulta sua promoc?a?o e desenvolvimento em ambientes demarcados por tarefas sistema?ticas e obrigato?rias, tais quais as escolares. Esse impedimento tem gerado, a nosso ver, uma confusa?o epistemolo?gica sobre o significado do trabalho como atividade transformadora, ale?m de estreitar as possibilidades gnosiolo?gicas vivenciadas pela pra?tica de um lazer cri?tico e criativo. Sendo assim, a Educac?a?o Fi?sica, cujo objeto de estudo se manifesta na movimentac?a?o corpo?reo-cultural, se apresenta como palco privilegiado para a arquitetura de um entendimento cri?tico da pra?tica cultural denominada lazer, fato demonstrado no transcorrer do texto, o qual destaca o lazer como um componente essencial da Educac?a?o Fi?sica.