Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 2 (2009): junho
Palavras-chave:
Cultura; Atividades de Lazer; Capacitação Profissional
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir, junto a estudantes de Educac?a?o Fi?sica, sobre uma proposta pedago?gica de atividades circenses para as aulas de Educac?a?o Fi?sica no Ensino Me?dio. Para isso, parte-se de revisa?o de literatura e de 'descric?a?o densa', caracterizando uma discussa?o eminentemente qualitativa. O circo deixou de ser uma atividade unicamente profissional e, atualmente, suas modalidades te?m sido praticadas por muitas pessoas como forma de lazer-recreac?a?o, com fins educativos e sociais. Esse fato implica em uma discussa?o acerca da aplicac?a?o do circo em cada um desses a?mbitos e na formac?a?o de profissionais que atendam a essa demanda. Com base nas reflexo?es desenvolvidas, chega-se a? conclusa?o que a vive?ncia de atividades circenses nas aulas de Educac?a?o Fi?sica no Ensino Me?dio podera? enriquecer a experie?ncia pre?via dos alunos, contribuir para sua formac?a?o humana e ser parte de um projeto de educac?a?o para o tempo livre.