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Trajetórias e Construção do Saber Docente de Professores Universitários do Campo do Lazer
 
     Trajetórias e Construção do Saber Docente de Professores Universitários do Campo do Lazer
     
     


Autor(es):
Silva, Adriano Gonçalves da


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 1 (2010): março

Palavras-chave:
Lazer; Trajetórias; Saber Docente; Formação Profissional


Resumo: O docente e pesquisador que atua no campo de estudos do Lazer tem sido pec?a fundamental no desenvolvimento da a?rea. Compreendendo que o saber desses sujeitos integra saberes pessoais aos saberes provenientes da formac?a?o, do curri?culo das instituic?o?es e da sua pro?pria experie?ncia, segundo a teoria de Maurice Tardif, este estudo buscou compreender como os professores universita?rios do campo do Lazer constroem seu saber docente. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar como se constituiu a construc?a?o do saber docente de professores universita?rios do campo do Lazer ao longo de suas trajeto?rias. Para tal, foi necessa?rio: analisar a trajeto?ria profissional desses professores; compreender como os saberes pessoais e os saberes provenientes da formac?a?o, do curri?culo das instituic?o?es e da experie?ncia sa?o significados e construi?dos ao longo da trajeto?ria de professores universita?rios do campo do Lazer; e analisar se as experie?ncias pessoais de Lazer sa?o incorporadas como saber sobre o lazer pelos docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a combinac?a?o de dois procedimentos metodolo?gicos, pesquisa bibliogra?fica e de campo. Para apresentac?a?o dessas reflexo?es, esta dissertac?a?o foi estruturada em dois capi?tulos. No primeiro capi?tulo, sa?o contextualizados a universidade, o professor universita?rio e suas trajeto?rias. O segundo capi?tulo reflete sobre os professores e pesquisadores do campo do Lazer, enquanto sujeitos em pra?tica, ale?m de discutir a construc?a?o de saberes desses professores. A universidade, com suas possibilidades e limitac?o?es, e? o a?mbito principal do percurso profissional desses docentes. Mesmo a Educac?a?o Fi?sica tendo relac?a?o direta com a trajeto?ria dos entrevistados, o entendimento mais ampliado do Lazer como campo interdisciplinar e? consenso entre os professores. Todos os professores entrevistados fazem parte de uma gerac?a?o de pesquisadores que se envolvem em intensos debates que expo?em as ideologias nas quais a problema?tica do Lazer esta? envolta, disseminando trabalhos de cri?tica a? produc?a?o do conhecimento e a? matriz ideolo?gica que a caracteriza. O discurso dos professores sobre os saberes pedago?gicos revela a care?ncia na formac?a?o pedago?gica do professor universita?rio. Apesar da diversidade de conteu?dos das disciplinas apresentadas, elas se referem a saberes que colaboram na compreensa?o do campo do Lazer e dos objetos de pesquisa dos professores, assim como na metodologia da pesquisa cienti?fica. O curri?culo das universidades, enquanto artefato cultural que produz modos de subjetivac?a?o e e? permeado por relac?o?es de poder-saber, tem de forma geral destaque para a pesquisa. As experie?ncias que marcaram a construc?a?o de saberes dos professores se diversificam e sa?o encontradas em diferentes ambientes e fases da vida, dizem respeito a vive?ncias positivas, bem como a angu?stias e barreiras encontradas no percurso dos professores. Todos parecem mobilizar saberes a partir de suas vive?ncias pessoais de Lazer. Este trabalho fez algumas provocac?o?es que convidam a pensar a formac?a?o profissional em lazer: a formac?a?o pedago?gica, o curri?culo, as disciplinas e que tipo de experie?ncia esperamos que os professores universita?rios, assim como outros profissionais do campo do Lazer, obtenham.