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O Lazer em Hospitais: Realidades e Desafios
 
     O Lazer em Hospitais: Realidades e Desafios
     
     


Autor(es):
Pinto, Gabriela Baranowski


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 4 (2009): dezembro

Palavras-chave:
Lazer; Saúde; Hospital; Internados


Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender o papel do lazer no contexto hospitalar tendo como refere^ncia a realidade dos sujeitos internados. A metodologia combinou pesquisa bibliogra´fica com pesquisa de campo, sendo esta realizada em unidades de internac¸a~o de tre^s hospitais de Belo Horizonte: um hospital pu´blico, um particular e um de ensino. Na pesquisa de campo os dados foram coletados por meio de observac¸o~es e entrevistas semi-estruturadas com 30 volunta´rios, compreendendo sujeitos internados, acompanhantes e profissionais de sau´de. Os dados foram analisados qualitativamente atrave´s da ana´lise iterativa. Os resultados evidenciaram que a “abordagem funcionalista do lazer” na~o e´ um desdobramento da teoria funcionalista e na~o e´ pertinente ao contexto estudado, na~o tendo implicac¸o~es no desenvolvimento do lazer em hospitais. A rotina da internac¸a~o e as relac¸o~es estabelecidas pelos internados com os sujeitos do hospital interferem na sau´de e no lazer dos mesmos. Va´rios entendimentos e manifestac¸o~es de lazer foram identificados. Constatou-se que o lazer pode contribuir como um recurso para recuperac¸a~o, tratamento e enfrentamento da internac¸a~o, podendo melhorar a condic¸a~o de sau´de dos sujeitos internados. O papel do lazer no hospital relaciona-se a func¸o~es compensato´rias e utilitaristas importantes para a condic¸a~o dos internados, sendo percepti´veis suas contribuic¸o~es para o descanso, o relaxamento, a meditac¸a~o, a recuperac¸a~o do desgaste emocional relacionado ao tratamento, a reduc¸a~o da dor e do sofrimento, do te´dio, o ali´vio do estresse e da ansiedade e ate´ mesmo para a “ocupac¸a~o” do tempo. Identificou-se tambe´m que o lazer pode cumprir func¸o~es de esti´mulo a ampliac¸a~o da rede de relacionamentos, ao desenvolvimento da criatividade, da capacidade de questionamento, de reflexa~o, de expressa~o dos sentimentos, de aprendizados como a educac¸a~o das sensibilidades, possibilitando o contato com novas experie^ncias atrave´s da difusa~o de conteu´dos e pra´ticas culturais junto aos sujeitos, entre outras possibilidades.