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O Lazer em Hospitais: Realidades e Desafios
 
     O Lazer em Hospitais: Realidades e Desafios
     
     


Autor(es):
Pinto, Gabriela Baranowski


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 4 (2009): dezembro

Palavras-chave:
Lazer; Saúde; Hospital; Internados


Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender o papel do lazer no contexto hospitalar tendo como refere?ncia a realidade dos sujeitos internados. A metodologia combinou pesquisa bibliogra?fica com pesquisa de campo, sendo esta realizada em unidades de internac?a?o de tre?s hospitais de Belo Horizonte: um hospital pu?blico, um particular e um de ensino. Na pesquisa de campo os dados foram coletados por meio de observac?o?es e entrevistas semi-estruturadas com 30 volunta?rios, compreendendo sujeitos internados, acompanhantes e profissionais de sau?de. Os dados foram analisados qualitativamente atrave?s da ana?lise iterativa. Os resultados evidenciaram que a “abordagem funcionalista do lazer” na?o e? um desdobramento da teoria funcionalista e na?o e? pertinente ao contexto estudado, na?o tendo implicac?o?es no desenvolvimento do lazer em hospitais. A rotina da internac?a?o e as relac?o?es estabelecidas pelos internados com os sujeitos do hospital interferem na sau?de e no lazer dos mesmos. Va?rios entendimentos e manifestac?o?es de lazer foram identificados. Constatou-se que o lazer pode contribuir como um recurso para recuperac?a?o, tratamento e enfrentamento da internac?a?o, podendo melhorar a condic?a?o de sau?de dos sujeitos internados. O papel do lazer no hospital relaciona-se a func?o?es compensato?rias e utilitaristas importantes para a condic?a?o dos internados, sendo percepti?veis suas contribuic?o?es para o descanso, o relaxamento, a meditac?a?o, a recuperac?a?o do desgaste emocional relacionado ao tratamento, a reduc?a?o da dor e do sofrimento, do te?dio, o ali?vio do estresse e da ansiedade e ate? mesmo para a “ocupac?a?o” do tempo. Identificou-se tambe?m que o lazer pode cumprir func?o?es de esti?mulo a ampliac?a?o da rede de relacionamentos, ao desenvolvimento da criatividade, da capacidade de questionamento, de reflexa?o, de expressa?o dos sentimentos, de aprendizados como a educac?a?o das sensibilidades, possibilitando o contato com novas experie?ncias atrave?s da difusa?o de conteu?dos e pra?ticas culturais junto aos sujeitos, entre outras possibilidades.