Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 4 (2009): dezembro
Palavras-chave:
Corpo Humano; Saúde da Família; Atividades de Lazer
Resumo:
Este artigo apresenta uma reflexa?o teo?rica que contribuiu com o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Na contrama?o da disciplinarizac?a?o dos corpos: as atividades lu?dicas, as unidades de sau?de da fami?lia e a intersetorialidade” financiada pelo Ministe?rio do Esporte - Rede CEDES. O objetivo desse estudo foi estabelecer reflexo?es sobre discursos e pra?ticas educativas em sau?de, tecendo relac?o?es com a ludicidade e o corpo. Primeiramente, indaga-se sobre o reforc?o da ludicidade a disciplinarizac?a?o dos corpos e depois, sobre a possibilidade de se oferecer resiste?ncias a esse processo. Diante dos argumentos apresentados, ressaltou-se a importa?ncia de refutarmos uma visa?o idealizada da ludicidade e a necessidade de compreendermos o lu?dico como feno?meno existencial, que pode estar presente em diversos momentos do cotidiano.