Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 1 (2010): março
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Televisão; Eduação Física e Treinamento
Resumo:
Este trabalho tem como finalidade descrever e analisar uma experie?ncia pedago?gica realizada junto a estudantes portugueses de Educac?a?o Fi?sica. Essa experie?ncia consiste na problematizac?a?o de uma se?rie televisiva, denominada “Morangos com ac?u?car”. Os programas televisivos sa?o produc?o?es que tem como finalidade difundir significados e entreter os telespectadores. Os estudantes de Educac?a?o Fi?sica, ao realizarem uma leitura de qualidade da mi?dia, tera?o condic?o?es de ter uma intervenc?a?o social futura efetiva. Como procedimentos metodolo?gicos, e? feita uma “descric?a?o densa” da troca de significados junto aos participantes da pesquisa, caracterizando um estudo eminentemente qualitativo. Como resultado, a experie?ncia pedago?gica viabilizou aos estudantes revisa?o de conceitos e reflexo?es que contribuem para o desenvolvimento pessoal desses sujeitos e para sua formac?a?o profissional.