Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 2 (2010): junho
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Aprendizagem
Resumo:
Apresenta discussa?o que parte de tre?s campos de estudos nos quais os autores realizam pesquisas: Lazer, Educac?a?o e Antropologia. A partir de uma perspectiva antropolo?gica Po?s-Social apresenta reflexa?o sobre o conceito de cultura e sua importa?ncia para compreensa?o do feno?meno do Lazer. Enfoca tre?s eixos conceituais principais que constituem um campo teo?rico no qual seja possi?vel dialogar para pensar o Lazer de forma na?o fragmentada: os conceitos de experie?ncia, performance e pra?tica, a partir das concepc?o?es dos seguintes autores: Victor Turner, Richard Schechner, Walter Benjamin, Tim Ingold e Jean Lave. Entendemos significativo e oportuno acompanhar o “desvio do olhar” proposto na antropologia de Victor Turner, ao buscar renovar as abordagens sobre o lazer.