Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 2 (2010): junho
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Prática Profissional; Competência Profissional
Resumo:
O objetivo do presente estudo foi verificar nas produc?o?es acade?mico- cienti?ficas, veiculadas nas diversas verso?es dos anais do Encontro Nacional de Recreac?a?o e Lazer (Enarel), quais rumos te?m sido tomados nos estudos do lazer, em relac?a?o a? tema?tica “formac?a?o e atuac?a?o profissional”. A metodologia adotada foi do tipo qualitativo, a partir de pesquisa bibliogra?fica, tendo como me?todo o estudo explorato?rio do peri?odo de 1997 a 2006. Foram analisados 136 trabalhos (comunicac?o?es orais ou temas livres), em uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados mostraram que 50% dos trabalhos foram feitos de forma coletiva; em relac?a?o a?s instituic?o?es, 77,02% dos trabalhos sa?o ligados a instituic?o?es acade?micas; quanto a? metodologia, foi possi?vel verificar que 58% apresentam explicitamente o tipo de pesquisa e os me?todos mais utilizados foram os “estudos comparativos”, com 26,11%, seguidos pelos “estudos de caso”, com 14,17%.