Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Lazer nos Resorts Brasileiros: Um Diagnóstico na Perspectiva das Estratégias Organizacionais
 
     O Lazer nos Resorts Brasileiros: Um Diagnóstico na Perspectiva das Estratégias Organizacionais
     
     


Autor(es):
Barbosa, Marcos Aguiar


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 3 (2010): setembro

Palavras-chave:
Lazer; Resort; Estratégia; Organização


Resumo: Considerando a necessidade de se analisar o lazer nas organizac?o?es hoteleiras, este estudo se dedica a faze?-lo tendo como foco as estrate?gias organizacionais. O objetivo da pesquisa e? realizar um diagno?stico do lazer nos resorts brasileiros na perspectiva da estrate?gia organizacional, de forma a identificar como ele e? compreendido, tratado e desenvolvido nesses empreendimentos. O estudo possui abordagem descritiva qualitativa e utilizou a combinac?a?o das pesquisas bibliogra?fica, de campo e documental. A pesquisa de campo foi realizada junto a nove resorts associados a Resorts Brasil – Associac?a?o Brasileira de Resorts, enquanto que, na pesquisa documental, foram utilizados como fonte os sites dos estabelecimentos. As pesquisas levantaram dados referentes a?s estrate?gias ligadas ao lazer nos va?rios ni?veis organizacionais dos resorts. O trabalho se divide em tre?s capi?tulos. No primeiro, e? apresentado o contexto anali?tico da pesquisa, baseado nas viso?es de Castells (1999); Drucker (1999); Pine II e Gilmore (1999) sobre as relac?o?es da sociedade contempora?nea com as organizac?o?es, quando sa?o apresentadas as refere?ncias teo?ricas que versam sobre organizac?a?o e estrate?gia organizacional. O segundo capi?tulo apresenta a segunda parte da refere?ncia teo?rica, que se refere aos resorts e suas relac?o?es com o lazer. Ja? o u?ltimo, apresenta os resultados da pesquisa – o lazer na perspectiva das estrate?gias organizacionais dos resorts, analisado em quatro tema?ticas: o lazer nas alianc?as estrate?gicas; o lazer como produto; o lazer nas deciso?es estrate?gicas; o lazer no nego?cio. As tema?ticas sa?o investigadas estabelecendo conexo?es com os novos movimentos econo?micos e sociais intitulados como “sociedade das organizac?o?es”, “economia da experie?ncia” e “sociedade em rede”, analisando como eles ve?m confirmando tende?ncias nas estrate?gias organizacionais de lazer, atrave?s da especializac?a?o das tarefas nas organizac?o?es, da formac?a?o de redes de empresas e da transformac?a?o de produtos em experie?ncias. O estudo mostra a complexidade do ambiente de nego?cio e organizacional nos quais esta?o imersos os resorts e, por conseguinte, o lazer. Revela como a conjuntura social e econo?mica, o mercado consumidor, os investidores, a natureza do nego?cio e a administrac?a?o de cada organizac?a?o estabelecem uma intricada rede de relac?o?es que e? decisiva na participac?a?o do lazer nas estrate?gias organizacionais dos empreendimentos.