Publicações de Turismo
Nova busca:        


Estado, Mercado e Cultura: A Produção Cultural no Tempo Livre
 
     Estado, Mercado e Cultura: A Produção Cultural no Tempo Livre
     State, Market and Culture: The Cultural Events in their Free Time
     


Autor(es):
Almeida, Marco Antonio Bettine de
Gutierrez, Gustavo Luis


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 3 (2010): setembro

Palavras-chave:
Cultura; História; Atividades de Lazer


Resumo: Esse artigo analisara? a influe?ncia da produc?a?o cultural na estrutura urbana brasileira compreendendo o peri?odo nacional-desenvolvimentista ate? a globalizac?a?o, abordando a disseminac?a?o das pra?ticas, as poli?ticas pu?blicas e a inserc?a?o do setor privado. O para?metro de ana?lise sera? a teoria da ac?a?o comunicativa (Habermas). Concluiu-se que as pra?ticas culturais arti?sticas e de tempo livre no Brasil desenvolveram-se conforme a complexificac?a?o siste?mica da sociedade. Com o avanc?o dos sub-sistemas dinheiro e poder, as pra?ticas apareceram de forma colonizada, como nas poli?ticas pu?blicas, nas ac?o?es privadas, na industria do entretenimento ou no uso das comunicac?o?es de massa. No caso brasileiro, apensar de ac?o?es isoladas foi o Estado que investiu na produc?a?o arti?stica e espac?os de lazer, para depois haver explorac?a?o com capital privado.