Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 1 (2011): março
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação Física e treinamento; Esportes
Resumo:
O objetivo deste artigo e? descrever e interpretar a avaliac?a?o oferecida pelos evadidos e perseverantes no Projeto de Lazer Esporte Cidada?o em Vila Velha, ES. Trata-se de um estudo de cara?ter descritivo-interpretativo, com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. As respostas prove?m de 83 adolescentes, meninos e meninas: 69 se evadiram do projeto enquanto 14 deles sa?o remanescentes nas atividades. Foram avaliadas as reac?o?es em termos de “lealdade”, “voz” e “sai?da”. A ana?lise cri?tica do discurso dos informantes revelou que o projeto na?o conseguiu atender a?s “motivac?o?es e emoc?o?es de seus membros”, com espac?o insuficiente para os desafios da competic?a?o. A conclusa?o e? que os coordenadores de projetos sociais devem avaliar as emoc?o?es e perspectivas da comunidade em que interve?m e precisam oferecer atividades desafiadoras, que atendam a?s motivac?o?es dos participantes.