Publicações de Turismo
Nova busca:        


Entre Pontas, Coques e Pliês: Aprendizagem da Dança Clássica no Contexto do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes
 
     Entre Pontas, Coques e Pliês: Aprendizagem da Dança Clássica no Contexto do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes
     
     


Autor(es):
Resende, Leandra Fernandes


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 2 (2011): junho

Palavras-chave:
Aprendizagem; Dança Clássica; Participação


Resumo: Esse trabalho teve como objetivo registrar, descrever e analisar o que e como os praticantes aprendem no contexto de pra?tica de danc?a cla?ssica. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnogra?fica no Centro de Formac?a?o Arti?stica (Cefar) do Pala?cio das Artes, no decorrer do ano de 2010. Tomado como uma pra?tica cultural, o bale? cla?ssico, ganhou destaque nesse contexto, uma vez que e? a modalidade ofertada na primeira metade do curso ba?sico de danc?a, e que continua sendo trabalhada no restante do curso. As aprendizagens do bale? nesse contexto foram descritas e analisadas com base na teoria da forma escolar (VICENT, LAHIRE E THIN, 2001), da Aprendizagem Situada (LAVE E WENGER, 1991) e da educac?a?o da atenc?a?o (INGOLD, 2000, 2001a, 2001b). Esta pesquisa procurou dar releva?ncia ao conjunto de elementos que envolvem a aprendizagem da danc?a — a incorporac?a?o da habilidade (INGOLD, 2000; 2001a; 2001b), ou seja, de significados, disposic?o?es corporais, tipos de atenc?a?o, emoc?o?es e conhecimentos que caracterizam a pra?tica. O trabalho de campo revelou que a aprendizagem da danc?a, muito mais do que uma seque?ncia de movimentos, envolve a constituic?a?o de disposic?o?es corporais, modos de agir e expressar, que acontecem por meio da imitac?a?o das professoras, dos colegas, dos alunos de outras turmas, da intensa repetic?a?o dos exerci?cios e dos movimentos. Assim, a aprendizagem da danc?a e? incorporada a partir do engajamento na pra?tica, da imersa?o no contexto, da participac?a?o, em um contexto que e? formado por uma rede de relac?o?es onde esta?o presentes: o espac?o, a mu?sica, o pro?prio corpo, o corpo do outro, os instrumentos.