Publicações de Turismo
Nova busca:        


Cerveja e Publicidade: Uma Estreita Relação entre Lazer e Consumo
 
     Cerveja e Publicidade: Uma Estreita Relação entre Lazer e Consumo
     Beer and Advertising: A Close Relationship Between Leisure and Consumption
     


Autor(es):
Bertolo, Mayara
Romera, Liana


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 2 (2011): junho

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Cerveja; Anúncios


Resumo: Sa?o inu?meros os fatores que contribuem para o consumo excessivo de bebidas alcoo?licas, dentre os quais, destacam-se as propagandas de cerveja que estabelecem estreita relac?a?o entre beber e a vive?ncia do lazer da populac?a?o jovem. O objetivo do estudo e? analisar as formas de menc?a?o aos interesses culturais do lazer na relac?a?o com comerciais de cerveja. Foram coletados em sites da internet, 39 comerciais de cerveja veiculados na televisa?o, no peri?odo de marc?o de 2009 a marc?o de 2010, analisados e classificados conforme a mensagem principal em quatro categorias. Do total 51,3% dos comerciais apontaram os interesses sociais do lazer, 28,2% os interesses esportivos, 12,8% os interesses turi?sticos e 5,1% dos comerciais na?o utilizaram a tema?tica do lazer como argumento de convencimento ao consumo. Concluiu-se que dentre as estrate?gias utilizadas pelas propagandas destaca-se o uso de imagens que fazem refere?ncia a? vivencia do lazer em espac?os agrada?veis com e?nfase na diversa?o e socializac?a?o do pu?blico jovem.