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Capoeira Angola na Favela: Juventudes, Sentidos e Redes Sociais
 
     Capoeira Angola na Favela: Juventudes, Sentidos e Redes Sociais
     
     


Autor(es):
Kanitz, Roberto Camargos Malcher


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 4 (2011): dezembro

Palavras-chave:
Capoeira Angola; Lazer; Juventude; Redes Sociais; Sentido; Significado


Resumo: Esta dissertac?a?o procura discutir a forma como a Capoeira Angola constro?i elementos para o fortalecimento de redes sociais dos sujeitos envolvidos e, desse modo, contribuir no sentido do enfrentamento a viole?ncia juvenil. Tento estabelecer um dia?logo com algumas importantes produc?o?es acade?micas situadas na perspectiva das teorias histo?rico-culturais, e no entrelac?amento com os saberes construi?dos com as atividades desenvolvidas por jovens do Grupo de Capoeira Angola Meninos de Palmares, localizado no aglomerado do Alto Vera Cruz, regia?o perife?rica da cidade de Belo Horizonte. Busquei estabelecer tambe?m alguns dia?logos com o pensamento complexo, na tentativa de captar aspectos peculiares e originais da trama observada, no cena?rio pesquisado. Este trabalho releva ainda, a descric?a?o do campo pesquisado e a construc?a?o metodolo?gica voltada para uma investigac?a?o que buscou avanc?ar na perspectiva interdisciplinar, com foco na observac?a?o participante e na realizac?a?o de entrevistas abertas tema?ticas. Esses diversos procedimentos convergem no esforc?o de responder a?s questo?es que sera?o aqui apresentadas. O isolamento, ou o compartilhamento dos saberes nos impede de compreender o que esta? tecido junto, ou seja, segundo o sentido original do termo complexus. Nessa direc?a?o, a perspectiva histo?rico-cultural fundamenta-se, da mesma forma, na tentativa de superar os reducionismos das concepc?o?es empiristas e idealistas, como fica evidente nas produc?o?es de Vygotsky e de Bakhtin. Por fim, as considerac?o?es dessa pesquisa podem provocar reflexo?es sobre as questo?es dos grandes centros urbanos, seus processos de exclusa?o, viole?ncia e marginalidade, e ainda, as resiste?ncias fanta?sticas de seus sujeitos e suas manifestac?o?es afrodescendentes.