Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 4 (2011): dezembro
Palavras-chave:
Qualidade de vida; Atividades de Lazer; Educação Ambiental
Resumo:
O PEDAL teve ini?cio com um grupo interessado em realizar passeios e viagens de bicicleta buscando fruic?a?o do lazer desvinculado do consumo. O objetivo deste relato de experie?ncia e? apresentar o cicloturismo como uma alternativa de fruic?a?o do lazer que tem possibilitado debates e reflexo?es que visam a? conscientizac?a?o de alunos/as da educac?a?o ba?sica sobre a interface entre os temas lazer, educac?a?o ambiental e qualidade da vida. Neste relato consideramos intervenc?a?o realizada em uma escola de ensino fundamental na cidade de Sa?o Carlos-SP. A partir dos resultados da ana?lise dos registros produzidos pelos/as alunos/as, consideramos que o tema, de interesse dos mesmos, suscitou a construc?a?o de reflexo?es significativas, tais como: a possibilidade do uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho ou para o lazer; a necessidade de poli?ticas pu?blicas que promovam e garantam seguranc?a e respeito ao ciclista.