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Elementos do Pós Moderno na Representação do Esporte no Cinema Contemporâneo
 
     Elementos do Pós Moderno na Representação do Esporte no Cinema Contemporâneo
     
     


Autor(es):
Araújo, Allyson Carvalho de


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 2 (2012): junho

Palavras-chave:
Esporte; Cinema; Pós-modernidade


Resumo: A tese apresenta uma reflexa?o sobre duas das principais ofertas de lazer do se?culo XX, o cinema e o esporte. O texto aponta um deslocamento da compreensa?o de esporte no contempora?neo a partir de sua representac?a?o no cinema. Ancorado-se em algumas fraturas na ideia de esporte quando observada a expressa?o dessa pra?tica no final do se?culo XX e ini?cio do se?culo XXI, o trabalho dialoga com o conceito de po?s- modernidade, dando relevo a alguns temas que ve?m sendo recorrentes ao discutir este conceito, a saber: ge?nero, sexualidade, consumo e cultura pop. A tese trabalha a hipo?tese de que o esporte contempora?neo, fortemente mediado pelas imagens, esgarc?a a compreensa?o instaurada na modernidade, ampliando tanto sua possibilidade de representac?a?o no cinema quanto sua compreensa?o. Tomou-se o cinema como suporte para o debate por considerar sua relac?a?o histo?rica com o esporte, com berc?o na modernidade. O estudo objetivou compreender a representac?a?o do esporte no cinema contempora?neo, fazendo um contraponto com a ideia do esporte moderno. Vinculado a esse objetivo central, o trabalho tambe?m objetiva: a) Estabelecer nexos de proximidades e distanciamentos entre as representac?o?es cinematogra?ficas do esporte na modernidade e no contempora?neo; b) Problematizar um novo conceito de esporte que contemple uma nova compressa?o. O corpus de ana?lise desta pesquisa e? composto por filmes produzidos nesta primeira de?cada do se?culo XXI e que sa?o emblema?ticos para pensar entrelac?amentos culturais a partir de enredos (tema?ticas) esportivos previamente selecionados e que se transmutaram em categorias do estudo por sua recorre?ncia no campo das narrativas cinematogra?ficas que tematizam o esporte, a saber: para discutir noc?o?es de ge?nero e sexualidade no esporte: Beautiful Boxer (2003), Million Dollar Baby (2004), Billy Elliot (2000) e The Iron Ladies (2000); para discutir as relac?o?es da cultura pop e do mercado com o esporte: Bend it like Beckham (2002), Goal! The Dream Begins (2005), Goal! 2: Living the Dream (2007), e Goal! 3: Taking on the World (2009). As argumentac?o?es presentes se da?o a partir da apreciac?a?o e se dara?o pela interpretac?a?o de imagens (AUMONT, 1993) que interpela a significac?a?o prima?ria ou natural (fato representado e ni?vel expressivo) e a significac?a?o secunda?ria ou convencional (atribuic?a?o de valor a partir de refere?ncia cultural). A partir do estudo percebe-se um gradativo afastamento da compreensa?o do esporte atrelado a?s categorias de burocratizac?a?o, cientificac?a?o do treinamento, comparac?a?o objetiva, busca do record, entre outros, muito pro?prios do cena?rio moderno. Na leitura que se faz a partir das ana?lises, torna-se clara a percepc?a?o de novas formas de aderir ao feno?meno esportivo pela valorac?a?o de refere?ncias sensitivas, lu?dicas e de convi?vio partilhado da experie?ncia corporal. Uma sensibilidade esportiva menos vinculada a? lo?gica agoni?stica e, por isso mesmo, mais devota a? auto-gratificac?a?o e adesa?o aos desejos/prazeres. A busca pelo prazer no esporte esta? inflacionando os valores a ele atrelados e isso desenvolve demandas de ordem estrutural nessa pra?tica, tal como reivindicac?a?o de novas formas de visibilidade, de acesso e de experie?ncias. Faz parte dessas demandas o regresso ao sentido original do esporte (prazer, descanso, espairecimento, recreio, passatempo), na?o pelo regresso a?s demandas histo?ricas, mas pela atualizac?a?o das necessidades humanas.