Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 2 (2012): junho
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Pesquisa; Pesquisa Interdisciplinar
Resumo:
Trata-se de uma palestra desenvolvida no XII Semina?rio 'O Lazer em Debate', na qual se abordou a relac?a?o entre Lazer, Pesquisa e Interdisciplinaridade, no contexto atual das produc?o?es acade?micas. Nesse sentido, se questionou os crite?rios adotados para a avaliac?a?o dos trabalhos cienti?ficos, dentro do modelo que vigora entre a maioria das universidades, os quais priorizam aspectos quantitativos e produtivistas em detrimento da qualidade da sua produc?a?o. Diante do tempo exi?guo para a realizac?a?o das pesquisas nos cursos de po?s-graduac?a?o, principalmente no ni?vel de mestrado, tem se produzido trabalhos mais descritivos do que anali?ticos e interpretativos, sem possibilidade de intervenc?o?es pertinentes na realidade social. No campo de estudos do lazer, essa premissa se torna mais complicada, considerando sua interface com a cultura, e a necessidade do desenvolvimento de estudos antropolo?gicos. A inter e a transdisciplinaridade comparecem como possibilidades necessa?rias para o enfrentamento da complexidade das atividades que envolvem o contexto de estudos acerca do lazer. Todavia, perante a uma perspectiva hegemo?nica que impo?e leituras simplificadas e a?geis diante da realidade pesquisada corre-se o risco de produzir pesquisas pouco aprofundadas. Frente a isso, a discussa?o deste artigo problematiza a concepc?a?o de cie?ncia que se vem construindo, nos u?ltimos tempos, e a qualidade do conhecimento produzido diante das presso?es do atual de sistema de avaliac?a?o das universidades brasileiras.