Publicações de Turismo
Nova busca:        


Imaginário Radical e Educação Física: Trajetória Esportiva de Corredores de Longa Distância
 
     Imaginário Radical e Educação Física: Trajetória Esportiva de Corredores de Longa Distância
     
     


Autor(es):
Santos, Antonio de Pádua dos


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 3 (2012): setembro

Palavras-chave:
Imaginário Radical; Atletismo; Estar Junto


Resumo: Este estudo propo?e uma leitura do esporte de rendimento, com o aporte teo?rico do imagina?rio radical, considerando as dimenso?es so?cio-histo?ricas e subjetivas na pra?tica de corridas de longa dista?ncia. De ini?cio, a amostra da pesquisa foi composta por oito sujeitos-atletas do grupo de corredores de rua Sport Vida. Assim, ao fazermos uma ana?lise so?cio-histo?rica dessa pra?tica esportiva, consideramos em conjunto os aspectos socioculturais e seguimos com o objetivo de compreender os sentidos a ela atribui?dos pelos sujeitos-atletas, para ale?m do aspecto econo?mico e do consumo. Observamos que, mesmo o atletismo envolvendo aspectos relacionados ao rendimento, os atletas criam outros sentidos para continuarem desenvolvendo essa pra?tica, como as amizades, o estar juntos com os amigos. Eles rompem com a lo?gica determinista do esporte – ultrapassar o limite do corpo, vencer a qualquer prec?o, sobrepujar os colegas –, buscando momentos de solidariedade, um esporte sem viole?ncia e afetivo. Percebemos, pore?m, contradic?o?es, no discurso de alguns atletas, quando confessam que o mais importante e? o amor pelo esporte, as amizades, mas reclamam da falta de patroci?nio e de apoio para poderem treinar com mais tranquilidade. Esta pesquisa tambe?m revelou que, nessa pra?tica, os atletas constroem uma obstinac?a?o, devido ao sacrifi?cio que ela impo?e ao corpo, pore?m isso e? transformado em prazer, excitac?a?o e busca de fortes emoc?o?es. Valores e?ticos tambe?m sa?o construi?dos e valorizados no atletismo, o que e? observado quando os sujeitos-atletas fazem cri?ticas contundentes ao uso de substa?ncias qui?micas por aqueles (as) que o praticam. Ao tomarmos o imagina?rio radical como principal fonte teo?rica para esta pesquisa, fica evidente que o esporte pode ser ressignificado, desde que esse imagina?rio seja potencializado no ensino da educac?a?o fi?sica, provocando nos alunos uma reflexa?o cri?tica sobre a sociedade e sobre o esporte, que passa a ser direcionado para a solidariedade, com democracia e autonomia. Enfim, o estudo revelou que o esporte de rendimento e? capaz de criar lac?os sociais e estruturar relac?o?es a? sua volta.