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O lúdico como Possibilidade Pedagógica no Estudo do Meio
 
     O lúdico como Possibilidade Pedagógica no Estudo do Meio
     
     


Autor(es):
de Andrade, André Benatti


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 3 (2012): setembro

Palavras-chave:
Estudo do Meio; Lúdico; Atividades de Lazer.


Resumo: Este trabalho busca fazer aproximac?o?es entre os conceitos de “estudo do meio”, ou EM, e de lu?dico, com o objetivo de aprimorar essa metodologia de ensino relacionada a? vive?ncia da aula na?o formal. Nosso objetivo e? colaborar com o entendimento do EM com base nas caracteri?sticas do lu?dico, analisando essa metodologia como uma alternativa de ensino-aprendizagem mais eficiente e prazerosa para quem dela participa. O trabalho foi desenvolvido pela combinac?a?o das pesquisas bibliogra?fica e de campo. A pesquisa bibliogra?fica, realizada a partir de levantamento efetuado nos sistemas de biblioteca da Unimep e da Unicamp e em ferramentas acade?micas disponi?veis na rede mundial de computadores e, posteriormente, utilizando as ana?lises textual, interpretativa e cri?tica, procura levantar conceitos importantes para o entendimento dessa metodologia de ensino – o estudo do meio. A pesquisa de campo foi realizada em Campinas, SP – cidade em que os estudos do meio te?m se apresentado como alternativa cada vez mais frequente – em age?ncias e escolas escolhidas por crite?rios de representatividade. Envolveu 78 participantes entre professores, coordenadores, diretores e dirigentes de age?ncias por meio de questiona?rio com 16 perguntas sobre estudo do meio e o lu?dico. Uma das importantes questo?es apontadas na pesquisa e? o fato de termos no EM uma possibilidade de grande releva?ncia para o ensino-aprendizado do aluno. Vinte e cinco animadores (80,63%), um dono de age?ncia (33,33%), todos os professores (100%) e todos os coordenadores (100%) acreditam que o EM e? uma possibilidade para o ensino- aprendizado. Observou-se tambe?m que na?o so? as escolas particulares, mas tambe?m as pu?blicas, fazem uso dessa metodologia de ensino com seus alunos. Quanto a?s questo?es relacionadas ao lu?dico, todos os 32 professores (100%) e os dois coordenadores (100%) entendem que e? de extrema importa?ncia para o desenvolvimento do aprendizado no EM. No mesmo sentido, 29 animadores (93,54%) e dois donos de age?ncias (66,66%) acreditam no cara?ter lu?dico como possibilidade para o aprendizado no EM. Acreditamos tambe?m que a pesquisa pode contribuir para os estudos do lazer, considerando o EM como estrate?gia de ac?a?o na a?rea.