Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 3 (2012): setembro
Palavras-chave:
Esportes; Atividades de Lazer; Educação
Resumo:
No presente artigo, mais do que apresentar o esporte enquanto possibilidade de atividade de lazer, nosso objetivo foi discutir as possibilidades, a? luz da pedagogia do esporte, de o pesarmos e entendermos como elemento constituinte de nossa cultura e sua relac?a?o com a educac?a?o. Pautados em conceitos oriundos da pedagogia do esporte, procuramos questionar qual seria papel desta ou como esta poderia nos ajudar a pensar o esporte enquanto atividade de lazer. Desta forma, ao pensarmos na ligac?a?o de dois feno?menos singulares e dotados de significados pro?prios, dentre os quais esta? o cara?ter pedago?gico, a pedagogia do esporte nos ajuda a pensar e atuar (teoria e pra?xis), bem como organizar, sistematizar, aplicar e avaliar procedimentos pedago?gicos (FERREIRA; PAES, 2004).