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Formação Profissional em Lazer, nos Cursos de Educação Física, no Estado de São Paulo
 
     Formação Profissional em Lazer, nos Cursos de Educação Física, no Estado de São Paulo
     
     


Autor(es):
De Filippis, André


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 4 (2012): dezembro

Palavras-chave:
Formação Profissional; Educação Física; Lazer


Resumo: Esta pesquisa partiu do pressuposto de que os estudos do lazer podem ser vistos como uma proposta a ser discutida nos processos de formac?a?o profissional dos cursos de graduac?a?o em Educac?a?o Fi?sica, tanto por seus conteu?dos culturais fi?sico-esportivos, quanto pela relac?a?o entre lu?dico e educac?a?o, o que torna necessa?rio repensar a construc?a?o desse conhecimento no processo de formac?a?o. A fundamentac?a?o teo?rica baseia-se em diversos autores, com destaque para os estudos de Marcellino (2010 e 2011), que entendem o lazer como manifestac?a?o cultural, e Isayama (2002, 2008 e 2010), na relac?a?o entre a formac?a?o superior em Educac?a?o Fi?sica e a atuac?a?o na a?rea do lazer. Nosso objetivo foi investigar as relac?o?es entre a formac?a?o profissional em estudos do lazer e suas relac?o?es com o mercado de trabalho. Para tanto, lanc?amos ma?o de pesquisas bibliogra?fica e documental. A pesquisa bibliogra?fica foi realizada atrave?s dos Sistemas de Bibliotecas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ale?m de sites acade?micos da Internet e do Banco de Teses da Capes, nos u?ltimos cinco anos, abrangendo as te?cnicas: (1) levantamento bibliogra?fico inicial, correspondente aos temas-chave Formac?a?o Profissional, Educac?a?o Fi?sica e Lazer; (2) ana?lise textual; (3) ana?lise interpretativa (SEVERINO, 1993). A pesquisa documental (BRUYNE, 1991) foi utilizada para a ana?lise dos projetos pedago?gicos dos cursos e de seus planos de ensino, por meio de ana?lise de conteu?do (GIL, 2002). Os cursos foram selecionados por sua localizac?a?o no Estado de Sa?o Paulo, onde o mercado de trabalho do profissional esta? mais desenvolvido no Pai?s, sendo tre?s instituic?o?es particulares e tre?s pu?blicas. O modo de observac?a?o foi o do estudo comparativo (BRUYNE, 1991) para verificar as possi?veis semelhanc?as ou contradic?o?es entre as universidades. Dessa forma foram levantados sete categorias de ana?lises que sa?o: Como o lazer e? citado nos Projetos Pedago?gicos; Disciplinas diretamente vinculadas aos estudos do lazer; Vinculac?a?o das disciplinas com a vida; Vinculac?a?o das disciplinas com relac?a?o aos conteu?dos culturais do lazer; Vinculac?a?o das disciplinas com relac?a?o aos conteu?dos fi?sico-esportivos; relac?a?o da bibliografia ba?sica utilizada nas ementas das disciplinas relacionadas ao lazer e a Relac?a?o entre teoria/pra?tica.Enquanto processo discursivo, utilizamos o materialismo histo?rico diale?tico, segundo Gramsci (1978), em sua abordagem histo?rica, dos intelectuais, e na recuperac?a?o do valor de atuac?a?o no plano cultural, buscando alterac?o?es estruturais. Esta pesquisa nos mostra que existe relac?a?o entre a formac?a?o profissional em lazer nos cursos superiores de Educac?a?o Fi?sica e a atuac?a?o em campo; que os cursos de Educac?a?o Fi?sica sa?o espac?os para a formac?a?o profissional na a?rea, pore?m ela deve ser abordada tambe?m em outros cursos, pela necessidade de, pela formac?a?o, contemplar o cara?ter pluri e multiprofissional, em busca de trabalhos interdisciplinares, inerentes a? transversalidade do objeto de estudo – o lazer; e, finalmente, que comparados a dados coletados em pesquisa anterior Isayama (2002) o nu?mero de disciplinas diretamente ligadas aos estudos do lazer esta? aumentando nos cursos de Educac?a?o Fi?sica, e onde elas existem, na?o e? mais reduzido a? recreac?a?o, contemplando as relac?o?es com as outras esferas da vida, historicidade e abrangendo os diferentes conteu?dos culturais.