Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 4 (2012): dezembro
Palavras-chave:
Educação Infantil; Atividade Motora; Jogos e Brinquedos
Resumo:
O objetivo do estudo foi analisar o cotidiano na primeira infa?ncia na cidade de Santa Ba?rbara d’Oeste/SP verificando se esta?o sendo oferecidas oportunidades para a crianc?a brincar. Trata-se de uma pesquisa de campo, com observac?a?o in locu da rotina de uma instituic?a?o de ensino infantil, ana?lise documental e aplicac?a?o de formula?rio aos pais de 30 crianc?as, entre tre?s e quatro anos de idade. Na instituic?a?o encontrou-se predomina?ncia de atividades direcionadas a? assiste?ncia, alfabetizac?a?o e ac?o?es manuais em detrimento de atividades motoras e brincadeiras de habilidades ba?sicas. Fora da instituic?a?o as crianc?as tiveram poucas oportunidades de realizar atividades motoras; a maioria brincou em casa, com brinquedos industrializados, ou assistiu televisa?o. Verifica-se que tanto na instituic?a?o como fora dela, a primeira infa?ncia esta? sendo privada de oportunidades de brincar, desrespeitando-se um de seus direitos ba?sicos.