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Interfaces entre Lazer e Educação: O Caso do Programa Escola Integrada do Município de Belo Horizonte
 
     Interfaces entre Lazer e Educação: O Caso do Programa Escola Integrada do Município de Belo Horizonte
     
     


Autor(es):
Silva, Marcília de Sousa


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 1 (2013): março

Palavras-chave:
Lazer; Educação; Política Educacional; Programa Escola Integrada


Resumo: As poli?ticas educacionais brasileiras que ampliam a jornada dia?ria escolar possibilitam o debate acerca dos feno?menos lazer e educac?a?o. Assim, este estudo investigou a interface entre Lazer e Educac?a?o no Programa Escola Integrada do munici?pio de Belo Horizonte, cuja proposta de tempo integral possibilita pra?ticas do universo do lazer e objetiva proporcionar uma formac?a?o diferenciada. A investigac?a?o utilizou a abordagem do ciclo de poli?ticas (Policy cycle approach) para entender os contextos de influe?ncia, produc?a?o de texto e pra?tica do programa. No contexto de influe?ncia foi construi?da e analisada a trajeto?ria de formulac?a?o da poli?tica de ampliac?a?o dia?ria do tempo escolar, considerando que sua constituic?a?o na?o se organiza de forma linear. Na constituic?a?o das poli?ticas pu?blicas as age?ncias multilaterais entram no campo da educac?a?o com o discurso de enfrentamento das desigualdades e fracassos escolares e da busca da qualidade da educac?a?o. No contexto de produc?a?o de texto foram identificadas e analisadas as perspectivas de lazer e de educac?a?o nos documentos. Os textos produzidos, dentre elas os registros legais, representam o resultante das disputas e acordos produzidos por grupos que atuam em diversos lugares dessa produc?a?o. E, finalmente, no contexto da pra?tica foram interpretadas as concepc?o?es de lazer e educac?a?o apropriadas pelos sujeitos envolvidos no planejamento e execuc?a?o, compreendendo os planejamentos, ac?o?es e estrate?gias utilizadas nas pra?ticas de lazer, seus conteu?dos e as metodologias de avaliac?a?o. Nesse contexto foi possi?vel perceber aproximac?o?es e distanciamentos dos textos originais, compreendendo o espac?o onde os textos sa?o (re) interpretados e (re) contextualizados. Os encaminhamentos metodolo?gicos para a investigac?a?o foram construi?dos por meio da pesquisa bibliogra?fica que buscou examinar obras e perio?dicos que contemplavam os termos lazer, poli?tica pu?blica educacional e educac?a?o. A pesquisa documental que baseou-se nos documentos referentes ao plano estrate?gico de governo, a? proposta pedago?gica do programa, as proposic?o?es curriculares do ensino fundamental, e publicac?o?es referentes ao Programa Escola Integrada e o Programa Mais Educac?a?o. A pesquisa de campo, por sua vez, foi constitui?da por um estudo de caso em uma escola localizada em regia?o de grande vulnerabilidade social, cuja definic?a?o e? feita por crite?rios da administrac?a?o municipal. Na coleta dos dados no campo de pesquisa foi utilizada a entrevista semi-estruturada com a participac?a?o de cinco coordenadores, quatro monitores universita?rios e cinco agentes culturais, totalizando 14 sujeitos envolvidos no planejamento e execuc?a?o das ac?o?es educativas do programa. A ana?lise e interpretac?a?o dos conteu?dos partiram da identificac?a?o das categorias: integralidade, concepc?a?o de lazer, concepc?a?o de educac?a?o, pra?tica/ac?a?o educativa. As concepc?o?es de educac?a?o e lazer apropriadas pelo Programa Escola Integrada sinalizam para a simplificac?a?o do tempo a partir da ocupac?a?o com atividades em si, que na?o sa?o consideradas como negativas. No entanto, na?o sa?o suficientes para o desenvolvimento de uma cultura poli?tica, assentada na formac?a?o cultural. As ac?o?es educativas planejadas e executadas pelos sujeitos investigados precisam ser redimensionadas e refletidas como promotoras, produtoras e produzidas da/na cultura, ale?m das possibilidades de divertir e alegrar.