Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 4 (2013): dezembro
Palavras-chave:
Educação Ambiental; Esportes; Atividades de Lazer
Resumo:
Este relato de experie^ncia apresenta o tema Educac¸a~o Ambiental (EA) numa abordagem interdisciplinar com o lazer e o esporte de canoagem, com o objetivo de articular tais campos, focalizando como objeto da pesquisa os aspectos da materialidade percebidos no projeto de extensa~o “Canoagem na Escola”, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, Brasil. A metodologia privilegiou o materialismo histo´rico por ser este me´todo o mais adequado para tratar das questo~es em que va~o ser avaliados posturas e resultados que decorrem de ac¸o~es humanas, dentro de um contexto social e poli´tico. Para responder aos questionamentos do corpo tema´tico da pesquisa, o estudo pressupo~e que o esporte em pauta, ao proporcionar contato com a natureza pode despertar tambe´m a conscie^ncia cri´tica em relac¸a~o a sua importa^ncia, de modo a sustentar sua preservac¸a~o.