Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 4 (2013): dezembro
Palavras-chave:
Educação Ambiental; Esportes; Atividades de Lazer
Resumo:
Este relato de experie?ncia apresenta o tema Educac?a?o Ambiental (EA) numa abordagem interdisciplinar com o lazer e o esporte de canoagem, com o objetivo de articular tais campos, focalizando como objeto da pesquisa os aspectos da materialidade percebidos no projeto de extensa?o “Canoagem na Escola”, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, Brasil. A metodologia privilegiou o materialismo histo?rico por ser este me?todo o mais adequado para tratar das questo?es em que va?o ser avaliados posturas e resultados que decorrem de ac?o?es humanas, dentro de um contexto social e poli?tico. Para responder aos questionamentos do corpo tema?tico da pesquisa, o estudo pressupo?e que o esporte em pauta, ao proporcionar contato com a natureza pode despertar tambe?m a conscie?ncia cri?tica em relac?a?o a sua importa?ncia, de modo a sustentar sua preservac?a?o.