Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 4 (2013): dezembro
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação de Pós-Graduação; América Latina
Resumo:
Ana?lise das compreenso?es de lazer/ocio de professores, profissionais e estudantes vinculados a cinco programas de mestrado em Lazer/Tempo Livre/Recreac?a?o desenvolvidos no Brasil, Costa Rica, Equador e Me?xico. A metodologia desta pesquisa qualitativa contou com estudo bibliogra?fico e entrevistas com 25 volunta?rios. Os resultados evidenciaram que os entrevistados do Me?xico, majoritariamente, compreendem o ocio como uma experie?ncia. Na Costa Rica, o ocio e? tomado como sino?nimo de esparcimiento, sendo este associado ao aspecto da atitude. No Equador os entendimentos foram variados e, no Brasil, o lazer foi compreendido como um feno?meno cultural, contrastando substancialmente com os demais pai?ses.