Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 4 (2013): dezembro
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Aprendizagem; Metodologia
Resumo:
Este trabalho busca fazer aproximac?o?es entre os conceitos de “estudo do meio”, ou EM, e de lu?dico, com o intuito de aprimorar essa metodologia de ensino relacionada a? vive?ncia da aula na?o formal. Nosso objetivo e? colaborar com o entendimento do EM com base nas caracteri?sticas do lu?dico. O trabalho foi desenvolvido pela combinac?a?o das pesquisas bibliogra?fica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada em Campinas, SP – cidade em que os estudos do meio te?m se apresentado como alternativa cada vez mais frequente. O estudo envolveu 78 participantes entre professores, coordenadores, animadores socioculturais e gestores de age?ncias por meio de questiona?rio com 16 perguntas sobre estudo do meio e o lu?dico. Entre outros itens, conclui?mos que existe, em alguns pontos, um distanciamento entre discurso e ac?a?o e que o lazer na?o e? bem incorporado ao EM, mesmo tendo, a partir de seu conceito, uma aproximac?a?o interessante com a educac?a?o.