Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 4 (2013): dezembro
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Aprendizagem; Metodologia
Resumo:
Este trabalho busca fazer aproximac¸o~es entre os conceitos de “estudo do meio”, ou EM, e de lu´dico, com o intuito de aprimorar essa metodologia de ensino relacionada a` vive^ncia da aula na~o formal. Nosso objetivo e´ colaborar com o entendimento do EM com base nas caracteri´sticas do lu´dico. O trabalho foi desenvolvido pela combinac¸a~o das pesquisas bibliogra´fica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada em Campinas, SP – cidade em que os estudos do meio te^m se apresentado como alternativa cada vez mais frequente. O estudo envolveu 78 participantes entre professores, coordenadores, animadores socioculturais e gestores de age^ncias por meio de questiona´rio com 16 perguntas sobre estudo do meio e o lu´dico. Entre outros itens, conclui´mos que existe, em alguns pontos, um distanciamento entre discurso e ac¸a~o e que o lazer na~o e´ bem incorporado ao EM, mesmo tendo, a partir de seu conceito, uma aproximac¸a~o interessante com a educac¸a~o.