Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 3 (2013): setembro
Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos; Educação Física e Treinamento; Atividades de Lazer
Resumo:
O objetivo do estudo foi analisar e comparar as manifestac?o?es dos jogos da cultura popular e seu interca?mbio entre turmas de dois pai?ses, na Educac?a?o Fi?sica escolar. A proposta metodolo?gica se fundamentou no estudo de caso. Os resultados evidenciaram que as brincadeiras tradicionais sa?o esti?mulo para as crianc?as construir e compartilhar sua aprendizagem; em alguns contextos esta?o sofrendo certo esquecimento/desconhecimento e esta?o fortemente influenciadas pelas diferenc?as de ge?nero. Sugere-se que a EF escolar, no Brasil e no Uruguai, explore as possibilidades de seu ensino, problematizando estes aspectos, para na?o omitir seu conhecimento na construc?a?o da cultura corporal de movimento das crianc?as.