Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 2 (2013): junho
Palavras-chave:
Atividades de aventura; Lazer; Formação Profissional; Atuação Profissional; Normas ABNT CB 54
Resumo:
Desde o final da de?cada de 1980, os chamados esportes radicais ve?m se popularizando no Brasil, mais especificamente no estado de Sa?o Paulo, onde, na de?cada de 1990, surgiram muitas empresas na a?rea de turismo de aventura. Tais empresas sa?o geridas por pessoas com experie?ncia em determinadas atividades que contratam ma?o de obra local, muitas vezes com pouca ou nenhuma experie?ncia, para auxiliar os guias ou instrutores nas atividades a serem realizadas com o pu?blico. Que formac?a?o te?cnica, em termos de conteu?do especi?fico e no a?mbito dos estudos do lazer, te?m os profissionais que atuam com atividades de aventura para trabalhar na a?rea? Este trabalho teve como objetivos principais (1) mostrar a realidade da formac?a?o profissional nas atividades de aventura, correlacionando-a com a formac?a?o na a?rea do lazer, entre profissionais que lidam diretamente com o pu?blico em tre?s cidades (Socorro, Boituva e Guaruja?), escolhidas como polos de atividades de aventura no estado de Sa?o Paulo, e (2) pesquisar, em documentos oficiais, a formac?a?o profissional na a?rea de turismo de aventura. O embasamento teo?rico do trabalho tem, como principais refere?ncias, Uvinha (2005), para atividades de aventura, Marcellino (2003), para as questo?es relacionadas ao lazer, e Isayama (2010), para a formac?a?o e atuac?a?o profissional na a?rea do lazer. Como procedimento metodolo?gico, este estudo foi dividido em tre?s momentos, sendo, no primeiro, realizado um levantamento bibliogra?fico (cf. SEVERINO, 2007) nos sistemas de bibliotecas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Universidade de Sa?o Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no banco de teses da Coordenac?a?o de Aperfeic?oamento de Pessoal de Ni?vel Superior (Capes), nos u?ltimos cinco anos, sobre as palavras-chave “atividades de aventura”, “lazer” e “formac?a?o profissional”. Posteriormente, realizamos as ana?lises textual, tema?tica e interpretativa combinada com a pesquisa documental nas normas especi?ficas da ABNT, por ana?lise de conteu?do, segundo Gil (1991). No segundo momento, a pesquisa de campo foi realizada, nas cidades ja? referidas, por meio de questiona?rios aplicados aos profissionais da a?rea. Os resultados foram tabulados no formato de gra?ficos e analisados para a elaborac?a?o das considerac?o?es finais, relacionando os tre?s tipos de pesquisa. De acordo com nossa pesquisa, as atividades de aventura sa?o uma das vertentes do lazer, pore?m sua formac?a?o profissional baseia-se em normas te?cnicas de associac?o?es ou federac?o?es, sendo ensinadas, principalmente, por profissionais experientes, muitas vezes sem formac?a?o acade?mica, deixando de fora os estudos sobre o lazer, o que deveria ser realizado por uma equipe multidisciplinar e na?o por uma u?nica pessoa com conhecimento apenas empi?rico.