Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 2 (2013): junho
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Adolescente; Bebidas Alcoólicas
Resumo:
Objetiva-se, neste artigo, analisar o oferecimento de bebidas alcoo´licas em material impresso de festas e eventos voltados para o pu´blico jovem. O trabalho foi realizado com a combinac¸a~o de pesquisa bibliogra´fica e documental, sendo considerados documentos os folders de divulgac¸a~o de festas dirigidas ao pu´blico jovem, foram recolhidos 103 folders de modo aleato´rio na cidade de Piracicaba SP e regia~o. Os resultados obtidos demonstram que os recursos midia´ticos utilizam-se dos apelos das imagens e oferecem bebidas alcoo´licas como recurso argumentativo, cujo propo´sito e´ seduzir os jovens, interferindo nas escolhas de suas vive^ncias de lazer, incorporando estes mundos virtuais de signos, a partir de consumo dos produtos e servic¸os divulgados. Assim, percebemos que: os espac¸os ofertados para o lazer dos jovens esta~o permeados pela lo´gica capitalista; o lazer e´ colocado pela sociedade como ocasia~o de consumo; o espac¸o para o lazer tambe´m e´ visto como espac¸o de consumo.