Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 2 (2013): junho
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Criatividade; Simulação por Computador
Resumo:
Nesse estudo objetivamos desvelar os significados atribui?dos por jogadores e jogadoras no a?mbito do lazer virtual, a partir das relac?o?es desenvolvidas na experie?ncia com o jogo The Sims 3. No sentido de tornar compreensi?vel sua dina?mica, apresentamos o jogo e os valores que o tornam atrativo para as pessoas. Como procedimentos metodolo?gicos utilizamos questiona?rios aplicados junto a sete pessoas cadastradas em um fo?rum online sobre o The Sims e, para a ana?lise de dados, nos valemos da formac?a?o de categorias. Foram construi?das tre?s categorias: A) Fertilizando imaginac?o?es, que se relaciona com a possibilidade de criac?a?o e as motivac?o?es do jogo analisado; B) Tentando escapar da caixa invisi?vel, indicando as idealizac?o?es e perspectivas futuras estimuladas na experie?ncia do jogo; C) Expandindo Horizontes, que indica aprendizados descritos pelos/as participantes no contexto do jogo.