Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 4 n. 3 (2017): v. 4, n. 3, set./dez. 2017 | Dossiê Aspectos históricos do esporte e lazer; p.82-95
Palavras-chave:
Lazer; Inclusão; Concepções de crianças.
Resumo: Esse estudo tem como escopo analisar, no contexto educacional, os efeitos de um programa informativo no que se refere às percepções de crianças sem deficiência sobre o lazer de pessoas com deficiência física. Participaram da pesquisa 21 alunos matriculados em uma turma do terceiro ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, inicialmente, responderam um questionário relacionado com as deficiências, após isso, foi aplicado um programa informativo sobre inclusão e diversidade. Após a aplicação de cada encontro do programa, solicitaram-se que a turma pesquisada desenhasse ou escrevesse sobre o que havia aprendido. Na pesquisa apresentada neste texto, selecionaram-se os registros realizados após o quinto encontro, cujo tema estava relacionado às deficiências físicas e múltiplas. Esses registros foram analisados de acordo com a análise de conteúdo, buscando localizar registros sobre o lazer. A partir disso, verificaram-se que para as crianças dessa faixa etária não houve dificuldade para observarem que os pares com deficiência física não apenas têm direito ao lazer, mas possuem condições de se ocuparem dessa maneira.