Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 1 n. 2 (2014): v.1, n.2, mai./ago. 2014 | Dossiê Lazer e Turismo; p.39-53
Palavras-chave:
Lazer. Cidades Médias. Animação Turística. Praça. Palco.
Resumo: Um dos fenômenos impactantes no cenário de globalização é não só a expansão da cidade, mas a expansão do Urbano para além de seus limites geográficos. As ditas cidades médias, entretanto, em geral ainda carecem de oferta de lazer qualificado. Partindo desses pressupostos, a presente reflexão tem por objetivo apresentar o imaginário Urbano semantizado pela Praça e pelo Palco, para que a Cidade se caracterize como tal. Praça e Palco, marcadas pelo estar juntos e pelo ver e ser visto – e daí a festa – podem se dar em pontos fixos no espaço urbano, mas também enquanto fluxos. Daí a necessidade de que sejam animados para se constituírem como tal, podendo a animação sociocultural e animação turística contribuir para a presença de ofertas de lazer que mobilizem os espaços, mas também as pessoas.