Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo
Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 8, n. 2 (2020); 76-95
Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Gestão Hoteleira, Contabilidade de Custos; Margem de contribuição, Custos, Hospedagem.
Resumo: O controle de custos e a formação correta do preço de venda em uma empresa no ramo competitivo de hospedagem é crucial para se manter no mercado. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou identificar se o preço praticado por um hotel familiar, localizado na cidade turística de Foz do Iguaçu – PR é adequado para cobrir seus custos e assim, gerar lucro. Para isso, a metodologia é classificada pelo método dedutivo, com natureza quantitativa e documental, seguida do estudo de caso. Os resultados obtidos demonstram que a empresa não possui controle de custos, mas ainda assim é capaz de gerar lucro nos meses de alta temporada. No entanto, nos meses de baixa temporada, seu serviço mais vendido é com um preço de venda incapaz de cobrir seus custos. Ademais, destacou-se a grande influência dos custos fixos no encarecimento da diária vendida.