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A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DA CIDADE DE MONTE ALEGRE DOS CAMPOS/RS
 
     A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DA CIDADE DE MONTE ALEGRE DOS CAMPOS/RS
     
     


Autor(es):
Tavares, Cíntia Deise de Jesus
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Faoro, Roberta Rodrigues
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Matte, Juliana
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Miri, Daniel Hank
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Welchen, Vandoir
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Chais, Cassiane
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Ganzer, Paula Patricia
Faculdade CNEC - Farroupilha (coordenadora) e Universidade de Caxias do Sul (aluna Pós-Doutorado em Administração).
Olea, Pelayo Munhoz


Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo

Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 7, n. 2 (2019); 53-72

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Marketing; Qualidade, Atendimento, Cliente, Satisfação


Resumo: O atendimento ao cliente é uma questão de sobrevivência para as empresas que buscam ofere-cer aos seus clientes qualidade ao atender, pois clientes satisfeitos são capazes de aumentar as vendas e, ainda, fazer propaganda positiva da organização para outras pessoas. Dessa forma, o objetivo do estudo foi avaliar a qualidade no atendimento ao cliente em relação às vendas no comércio da cidade de Monte Alegre dos Campos/RS. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 285 moradores da cidade, por meio da aplicação de um questionário, contendo questões objetivas. Os resultados apontaram que os funcionários do comércio da cidade são capacitados para exercerem suas atividades e também são capazes de suprir as necessidades dos clientes. No entanto, para a fidelização dos clientes, foi verificada a necessidade de melhorias com o atendimento capaz de impactar e ter influência na hora de fazer as compras, para que haja um acréscimo nas vendas. Os fatores que determinam o processo de compra ficaram bem divididos, mas o preço é o que mais se destaca para interferir no fechamento das compras. Dessa forma, aspectos de promoção são importantes para os estabelecimentos atraírem os consumidores, mas a equipe de vendas precisa ofertar os produtos com motivação e empatia para conciliar com o fechamento das vendas.