Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo
Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 5, n. 1 (2017): Janeiro - Junho; 57-66
Palavras-chave:
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Resumo: A partir dos pressupostos gerencialistas, este trabalho objetivou promover a gestão do desempenho da Universidade Federal de Pelotas através da gestão de conflitos. Foram levantados pontos de manifestações de conflitos disfuncionais intraorganizacionais, através da observação direta e assistemática do autor em suas atividades funcionais na subunidade institucional em que está lotado, e na Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares (CPPAD) da qual faz parte. Também com o intuito de levantar os pontos e tipos de conflitos manifestados na instituição, foi realizada uma entrevista semiestruturada à secretária da CPPAD. Baseado em pesquisa bibliográfica sobre a temática da gestão de conflitos, foram propostas intervenções com a potencialidade de promoverem a eficiência, eficácia e efetividade institucional, além do princípio da economicidade no serviço público.