Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 19 n. 3 (2021): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 19(3) 2021; 605-612
Palavras-chave:
desenvolvimento sustentável; identidade corporativa; destino turístico; imagem; posicionamento; personalidade pública
Resumo: O objectivo deste artigo é destacar as possibilidades de utilizar a concepção da identidade corporativa de um destino turístico como um instrumento para o seu desenvolvimento sustentável. O método de desenvolvimento tem sido contextualizar a necessidade de desenvolvimento sustentável e relacioná-lo com o design corporativo. Este ensaio analisa a necessidade de desenvolver um tipo de turismo que preserve os recursos naturais. Analisa iniciativas importantes neste sentido e explora a opção de conceber uma identidade corporativa para alcançar os objectivos do desenvolvimento sustentável. Explica como utilizar as ferramentas que se aplicam à concepção da identidade corporativa de um destino turístico. O objectivo final é alcançar a imagem como síntese da acção empresarial concebida. Este ensaio defende a hipótese de que a concepção da imagem, o posicionamento alcançado e a personalidade pública exposta de um destino turístico é o primeiro passo para um desenvolvimento sustentável de qualquer actividade turística.