Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 19 n. 2 (2021): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 19(2) 2021; 355-367
Palavras-chave:
Arqueologia; nacionalismo; literatura de viagens; turismo; viajantes
Resumo: O património arqueológico mexicano e a história do processo histórico que deu origem ao mesmo é uma atracção turística significativa. Este artigo pretende mostrar como, no século XIX, o contexto e a visão do mundo foram introduzidos de forma diplomática e comercial para dinamizar a promoção do património arqueológico, tornando o passado pré-hispânico um grande atractivo de investimento, coincidente com o movimento do Ocidente para 'vender' a identidade e as raízes únicas do país, como a jóia mais preciosa da Coroa espanhola, remetendo o turista para o grande passado imperial do país. Revemos a importância do trabalho de Humboldt, juntamente com os textos de uma série de viajantes britânicos na reimagem do passado como um recurso para o turismo através dos vestígios arqueológicos, à medida que atrai poderosamente para a identidade única do México. Palavras-chave: Arq