Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 1 n. 2 (2003): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 01(2), 2003; 207-216
Palavras-chave:
turismo; opiniões; crise turística; análise de conteúdo
Resumo: Neste artigo examina-se o comportamento, através das opiniões, de 15 entrevistados pelo Diario La Provincia de la ciudad de Las Palmas de Gran Canaria. Através da técnica da Análise de Conteúdo analisa-se o verdadeiro significado da crise turística que se tinha apresentado nessa ilha do arquipélago canário. O resultado mostra que os entrevistados, com responsabilidades na tomada de decisões, minimizam a quota de culpa que lhes pertence sobre a crise turística e a sobreoferta de alojamentos e tratam de convencer os leitores, que essa responsabilidade pertence a outros setores, e não às decisões internas e a fatores externos relacionados com a comercialização do “produto turístico” de Las Palmas por parte dos Tour-Operadores estrangeiros. Confirma-se, em parte, a hipóte-sis, que muitas vezes: “o que se transmite produz a sensação de que se esconde algo ou que não se diz toda a verdade ”.