Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 1 n. 2 (2003): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 01(2), 2003; 195-205
Palavras-chave:
turismo; segmentação de mercados; nacionalidade; receitas; tipo de estabelecimentos; excursões; atividades recreativas
Resumo: As Ilhas Canárias constituíram tradicionalmente um destino de turismo de massas, o que, no entanto, não deve contrariar a tendência para a segmentação crescente dos mercados turísticos; De facto, a experiência noutros enclaves tradicionais, como as Ilhas Baleares, demonstra que podem ser simultâneas. Neste trabalho recolhemos os resultados de um estudo de segmentação realizado a uma amostra representativa do mercado turístico da ilha canária de La Palma no final do ano 2001 e princi- pios do 2002. Cruzamos segmentos da demanda e serviços para conhecer o possível desfasamento entre as expectativas do turista quanto a serviços a contratar e as contratações reais no destino. Os Segmen- tos considerados foram: nacionalidade (alemã e espanhola), renda e tipo de estabelecimento; os Servi- cios: excursões, atividades recreativas em geral e atividades esportivas em particular. Os resultados mostram que a melhor resposta positiva do destino é apresentada em excursões para as duas nacionalida- des; em contrapartida, para o resto dos serviços ofertados as respostas diferem substancialmente por nacionali- dad, estando o destino, em geral, mais preparado para cobrir as expectativas de recrutamento do turismo de nacionalidade espanhola. Em síntese, os resultados deste estudo permitem-nos inferir que os determinantes culturais associados à nacionalidade são os mais fortes na determinação dos padrões de consumo dos serviços turísticos.