Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 2 n. 2 (2004): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 02(2), 2004; 281-294
Palavras-chave:
turismo; peronismo; atrativos política turística; práticas discursivas; argentina; atrativos; política turística
Resumo: Neste trabalho propomos examinar quais foram as estratégias discursivas articuladas para construir uma Argentina turística (atrativos, destinos, valorizações e práticas turísticas) no contexto do primeiro governo peronista. Interessa-nos analisar, em termos gerais, a configuração de uma Argentina turística e, associado a ela, a construção da atração de certos elementos e lugares. Em termos mais específicos, examinaremos as práticas discursivas envolvidas na construção de um repertório de imagens turísticas num documento de promoção do turismo elaborado por uma ofici- ad Governamental, no âmbito da gestão peronista. Na primeira parte do trabalho exploraremos o desenvolvimento das instituições e das práticas turísticas na Argentina por volta de meados do século XX. Na segunda parte analisaremos Visão da Argentina, uma publicação da Administração Geral de Parques Nacionais e Turismo (1950).