Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 3 n. 2 (2005): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 03(2), 2005; 257-263
Palavras-chave:
património arqueológico; análise de discurso; divulgação; Postais
Resumo: Neste artigo analisa-se o discurso divulgativo do patrimônio arqueológico, em sua dimensão visual principalmente, tomando como objeto de estudo os postais. A amostra analisada recolhe um conjunto representativo procedente de museus arqueológicos, jazidas e salas arqueológicas da Comunidade Autónoma de Castela e Leão. O objetivo é avaliar qual imagem do patrimônio arqueológi- co está sendo transmitida através deste tipo de produto. A disciplina arqueológica prestou pouca atenção a este tipo de discursos não oficiais transmitidos através dos objetos que fazem parte da cultura popular e da indústria da lembrança, desempenham, contudo, um papel importante na transmissão de certas imagens sobre o passado.